Paraná tem um dos maiores moinhos de vento do mundo
No mesmo dia em que fui para Carambeí (já tem matéria aqui no Blog), resolvi esticar até Castro, que fica bem pertinho. Porém, um acidente de trânsito atrasou nossos planos. Ficamos presos ao congestionamento. Cheguei em Castro já no entardecer. Mesmo assim, foi espetacular, porque com aquele tom amarelado de pôr-do-sol, percebi que a cidade mantém mesmo viva a sua história. Vi um local majestoso. É perfeito! Com certeza é mais um lugar que merece a visita. Castro tem um dos maiores moinhos de vento do mundo.
Eu, assim como vocês também não fazia ideia desses lugares incrivelmente lindos que tem no Paraná. Pensamos muito em viajar para tantos lugares e temos aqui beleza e muita história da nossa colonização.
Após a Segunda Guerra Mundial, o governo holandês e várias organizações incentivaram a emigração pelo mundo afora.
Ao mesmo tempo, o governo do Brasil sentia a necessidade de aumentar a produção de laticínios e produtos agrícolas, estimulando a vinda de colonos. Desse interesse mútuo surgiu a Colônia Castrolanda: nome da união do nome do município de Castro e o país de origem, Holanda.
O Centro Cultural Castrolanda reúne dois prédios que são: Memorial da Imigração Holandesa inaugurado em 2001, e o Museu Histórico de Castrolanda inaugurado em 2016. Juntos formam esse complexo que reúne os espaços de cultura e memória da comunidade.
Memorial da Imigração Holandesa
Reúne a biblioteca da comunidade, loja de artesanato típico, restaurante / cafeteria e o moinho “De Immigrant” – O Imigrante, cuja as pás tem uma envergadura de 26 metros. É considerado um dos maiores moinho de vento do mundo. Uma réplica do moinho “Woldzigt”, na Holanda.
Museu Histórico de Castrolanda
A sede do museu representa um “boerderij” (casa de fazenda) característico da região nordeste da Holanda, de onde a maioria dos imigrantes partiu. A construção engloba dois elementos essenciais da vida campesina: a residência e o ambiente de trabalho do camponês. A residência está disposta na parte da frente, onde estão organizados os elementos do cotidiano da família. Na parte posterior da construção encontram-se os espaços originalmente usados como estábulo de animais, depósitos de provisões, maquinários e ferramentas.
Horários:
Sexta-feira a domingo e feriados. Das 13h às 18h.
Venda de ingressos até às 17h15.
Memorial da Imigração Holandesa – Moinho
Museu Histórico de Castrolanda
Tarifas
R$ 15,00 (inteira)
R$ 7,50 (meia entrada) – Maiores de 60 anos, professores e estudantes com carteirinha, doadores regulares de sangue e crianças acima de 7 anos.
Isentos – Portadores de Necessidades Especiais e 01 acompanhante; crianças até 6 anos.
Com informações do Centro Cultural Castrolanda. Fotos cedidas gentilmente pelo perfil do Instagram @catarinasnaestrada (já que não consegui chegar de dia para fazer mais imagens).