Tem a Holanda no meu Paraná

Posso afirmar que o Paraná é simplesmente maravilhoso. Não só porque somos um dos estados que mais produz alimentos, mas sim porque existem lugares lindos e incríveis para se conhecer. Gosto muito de conhecer lugares históricos. E para quem gosta, passear pelo Parque Histórico de Carambeí foi inspirador.

Temos um dos maiores museus a céu aberto do Brasil, com seus mais de 100 mil m². Sim, o Parque Histórico de Carambeí é um projeto de caráter sociocultural com o compromisso de preservar a memória dos imigrantes que se estabeleceram na cidade de Carambeí e difundir a cultura por meio de seu Patrimônio material e imaterial.

Ponte da Integração – A ponte pênsil veio direto da Holanda, como uma doação do banco holandês Rabobank, em comemoração ao centenário da Imigração Holandesa no Brasil em 2011. Ela é erguida manualmente todo o final de tarde ao encerrar o horário da visitação.

O museu tem por objetivo resgatar memórias e provocar uma imersão cultural e experiência sensorial em seus visitantes, por meio de espaços que reproduzem a dinâmica do estilo de vida do colono no início do século XX, um Parque ecológico, inspirado no estilo do holandês Zaanse Schans, amplos jardins, Casa de Memória, anfiteatro e um Koffiehuis – confeitaria e restaurante, que oferece um cardápio com culinária típica e tradicional.

Passear pelo museu ampliou o meu horizonte de compreensão sobre a colonização de algumas regiões do Paraná. Lá mantém-se viva a história dos colonos e suas famílias. Preserva-se a história para as gerações seguintes, que se orgulham muito desse espaço. É comum ver em frente às casas na cidade de Carambeí uma réplica, ainda que em tamanho pequena, dos moinhos de vento.

Como não lembrar dos moinhos de ventos. É a marca da Holanda. Se você planeja visitar os Países Baixos, você precisa visitar o parque Kinderdijk. Trata-se de um parque histórico, patrimônio da humanidade pela UNESCO, também conhecido como o parque dos moinhos de vento na Holanda. Kinderdijk é um local onde estão concentrados 19 moinhos de vento que serviram durante muitos anos para controlar o nível da água da região.

A entrada no Pasque Histórico de Carambeí custo R$20,00. Estudantes, professores, doadores de sangue regulares, profissional da saúde, pessoa com deficiência e grupo da terceira idade pagam meia entrada.

Visitação
Terça a Domingo, das 10h às 17h.

Confeitaria e Restaurante
Das 10h às 19h

A cidade conta com hotéis, inclusive tem um bem próximo ao museu. Eu fiquei no Hotel Um – em Palmeira, e gostei muito do atendimento da equipe. Fiquei nesta cidade porque tinha intenção de ir em mais locais. Estrategicamente ficou melhor.

Vale muito a visita ao Parque Histórico de Carambeí. Você vai ficar encantado com tudo o que irá ver neste local. E, claro, vai fazer belas imagens. O Lugar é simplesmente LINDO! @parquehistorico